COMITÊ CIENTÍFICO
Professor Aécio Flávio Teixeira de Góis
É formado pela Fez Residência de Clínica Médica e Cardiológica pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Doutor pela FMUSP, MBA em Gestão de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente é Professor Adjunto da Disciplina de Medicina e Urgência e Medicina Baseada em Evidências do Departamento de Medicina. Coordenador do Pronto Socorro de Clínica Médica do Hospital São Paulo / Escola Paulista de Medicina. Coordenador de Mestrado em Medicina e Coordenação de Avaliação da Medicina de Urgência e Coordenador do Centro de Habilidades e Simulação da UNIFESP. Atualmente, em Pesquisa Cardiorrespiratória, Sepse, Cuidados Paliativos e Simulação. Cientometria atual: h-index Web of Science 6; h-index Scopus 10 e Índice h Google Acadêmico 14. ( Fonte: Currículo Lattes )
Professora Aline Mizusaki Imoto
Graduada em Fisioterapia pela Universidade Católica de Brasília (2002). Realizou o Mestrado (2006) e o Doutorado (2011) em Ciências por meio do Departamento de Medicina Interna e Terapêutica - Universidade Federal de São Paulo, sendo uma linha de pesquisa direcionada para a medicina de base, reabilitação de acometimentos ortopédicos, traumatológicos e reumatológicos. . Tem experiência na área de Fisioterapia Ortopédica, Reumatológica e Traumatológica. Em outubro do ano 2014 pela bolsa de estudos da Universidade de Ottawa, CA no Centro de Pesquisa Prática de Mudança na área de Medicina Baseada em Evidências. Atualmente é fisioterapeuta da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, do Hospital das Forças Armadas, Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e Mestrado Acadêmico da Escola Superior de Ciências da Saúde / ESCS / FEPECS e estudante de pós-doutorado no Departamento de Saúde Saúde Baseada em Evidências da Universidade Federal de São Paulo. (Fonte: Currículo Lattes )
Professora Ana Maria Chagas Sette Câmara
Professora Adjunta do Departamento de Fisioterapia da UFMG.Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983), especialista em Administração de Recursos Humanos pela UNA/CEPERH BH/MG (1986), mestre em Educação e Inclusão Social pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (2006), especialista em Ativação de Mudanças na Formação dos Profissionais da Saúde pela ENSP/FIOCRUZ (2006), especialista em Desenvolvimento Docente na àrea da Saúde- Instituto Regional FAIMER Brasil e Ministério da Saúde(2012), doutora em Ciências e Tecnologias em Saúde na UnB. Coordena o projeto de ensino-pesquisa e extensão CORPO VIVO que desenvolve tecnologias de ensino do cuidado. É consultora da área de Fisioterapia do Núcleo de Telessaúde de Minas Gerais; orientadora de TCC do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da UFMG e faculty do Instituto FAIMER Brasil desde 2014; orientadora de TCC do Curso de Especialização em Saúde da Família- NESCON-UFMG.Pesquisadora do Núcleo de Excelência de Pesquisa na Atenção da UFMG e atualmente seu foco de estudo é Educação Interprofissional e Prática Colaborativa na Saúde. Membro da Comissão de Educação e Pesquisa do CREFITO/4MG; Coordenadora da Regional ABENFISIO-MG , Membro do Conselho Fiscal da ABENFISIO e membro titular da Comissão Permanente de Avaliação da UFMG. Coordenadora do grupo tutorial do PETGRADUASUS 2016-2017.
Professor Gustavo Almeida
Doutor em Ciências da Reabilitação pela Universidade de Pittsburgh nos EUA e Mestre em Ciencias pela Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP (Medicina baseada em Evidencia). E' especialista em Aparelho Locomotor no Esporte pela UNIFESP e graduado em Fisioterapia pelo Centro Universitário do Triângulo-UNITRI. Atualmente é Professor Adjunto no departamento de Fisioterapia da Escola de Ciencias da Reabilitação e Saúde, Universidade de Pittsburgh-EUA. Interesses de pesquisa: Medidas de reabilitação musculoesquelética e promoção da atividade física Efeito da atividade física em indivíduos com artrite Projetos em andamento: Associações entre participação de atividade física e biomarcadores plasmáticos em indivíduos com estenose espinhal lombar - análise de dados secundários Publicações revisadas por pares Resumo: Gustavo J. Almeida é professor assistente no Departamento de Fisioterapia da Universidade de Pittsburgh, USA. Seu foco principal é a reabilitação musculoesquelética para melhorar os resultados da atividade física e funcional em pacientes com artrite. Ele trabalhou em vários ensaios clínicos, e suas responsabilidades incluem, mas não estão limitadas a coordenação do estudo, entrega de intervenções, medição de resultados clínicos, gerenciamento e análise de dados e disseminação de descobertas através de apresentações e publicações. Almeida também supervisiona a coleta de dados, o processamento e a análise da atividade física medida por acelerômetros em vários estudos. Seus interesses de pesquisa incluem medidas e promoção de atividade física e reabilitação musculoesquelética com foco em indivíduos com artrite. Ele ensina cinesiologia e biomecânica no curso de graduação em ciência da reabilitação e no programa de mestrado em próteses e órteses da Universidade de Pittsburgh, USA. Departamentos Departamento de Programas de Fisioterapia Próteses e Órteses Programa de Graduação em Ciências da Reabilitação(Fonte: SHRS)
Professor José Manuel Moran
Nasceu em Vigo (Espanha) e naturalizou-se brasileiro em 1988. Trabalhou com projetos de mudança na educação presencial e online, focados em metodologias ativas, valores, criatividade e tecnologias móveis. Professor de Novas Tecnologias na USP (aposentado), cofundador do Projeto Escola do Futuro da USP (1989) e coordenador de alguns programas de educação semipresencial (blended learning) e à distância. Fez filosofia em SP, Comunicação em Buenos Aires e Mestrado e Doutorado em Comunicação na USP. Apoia dois tipos de mudanças: uma mais suave, mudanças progressivas, e outra mais ampla, com mudanças profundas. No caminho de mudanças progressivas, as instituições educacionais mantêm modelo curricular predominante, disciplinar, porém priorizando o envolvimento maior do aluno, com metodologias ativas, como ensino por projetos de forma mais interdisciplinar, o ensino híbrido ou blended e a sala de aula invertida. Outras instituições propõem modelos mais inovadores, disruptivos, sem disciplinas, que redesenham o projeto, os espaços físicos, as metodologias, baseadas em atividades, desafios, problemas, jogos e onde cada aluno aprende no seu próprio ritmo e necessidade, desenvolve seu projeto de vida, competências e valores integrais e também aprende com os outros em grupos, com supervisão de professores orientadores e de tecnologias móveis. Tem mais de 10 livros publicados de sua autoria, inúmeros capítulos de livros, orientações de mestrado e doutorado. É considerado um educador, humanista, inovador. São obras produzidas por Moran: Metodologias ativas e modelos híbridos na educação; Por que avançamos tão devagar na Educação ?; A importância de construir Projetos de Vida na Educação ; Como transformar nossas Escolas?; Tecnologias digitais para uma aprendizagem ativa e inovadora; A mentira e o cinismo desestruturam nossa sociedade ; Por onde começar a transformar nossas Escolas?; Metodologias ativas, para realizar transformações progressivas e profundas no currículo; Principais diferenciais das escolas mais inovadoras; Aprendendo a desenvolver e orientar projetos de vida; Aprender e ensinar com foco na educação híbrida; Mudando a educação com metodologias ativas. (Fonte: Currículo Lattes)
Dr. Joseraldo Furlan (Dr.Jô Furlan)
Médico, neurocientista e escritor, mais conhecido como: Dr. Jô Furlan. Fundador e Presidente da Cerebrum University, O.S.C.I.P. instituição dedicada ao estudo, pesquisa e formação nas áreas de neurociências e inteligência comportamental. Formado em Medicina pela Universidade Gama Filho, possui especialização em Nutrologia e mestrado em Neurociências (Universidad Miguel Cervantes- ES). Foi um dos precursores da Medicina Comportamental no Brasil e professor convidado do Curso de Especialização em Medicina Comportamental do Instituto de Psicobiologia da UNIFESP. Autor da Teoria da Inteligência comportamental Humana e da Liderança Comportamental foi um dos pioneiros na utilização da neurociência como metodologia em treinamentos corporativos e educacionais. Em 2004 lançou o conceito técnico: Treinador Comportamental, hoje amplamente utilizado no mercado profissional. Autor do Best Seller Inteligência do Sucesso (apresentação da teoria da inteligência comportamental humana)2007. Foi o co-criador e coordenador da Coleção Ser Mais (Ser + líder, Ser + em vendas, Ser + saudável, Ser + com Motivação, Ser + com Coaching, Ser + com PNL, Ser + com T&D, Ser + inovador em RH). Coordena o programa de Empreendedorismo Sênior na UniversIDADE – Universidade da 3° idade da UNICAMP, onde também coordena o programa – Como cuidar melhor do seu cérebro. É C.E.O. da Neurowellness – Saúde – Educação e Bem estar empresa especializada em programas de desenvolvimento de saúde e bem estar com forte atuação na região Amazônica. Autor do método Neurotraining, visando à formação de Neurotrainers (treinadores especializados em neurociências comportamentais). Foi um dos pioneiros a falar sobre Neuroeducação para o Congresso Educar. (Fonte: Currículo Lattes)
Professora Luciana Carrupt Machado Sogame
Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestrado em Reabilitação pela Universidade Federal de São Paulo (1998) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2004). Atualmente é professor adjunto da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória atua no Programa de Pós-graduação de Políticas Públicas e Desenvolvimento Local e nas graduações de Fisioterapia e Medicina. Tem experiência na área de saúde coletiva, com ênfase política de saúde, discutindo ciclo de vida, cuidado interdisciplinar e urgência e emergência. (Fonte: Currículo Lattes)
Professora Madalena Patrício
Madalena Patrício é Membro Honorário e Consultora Científica do Departamento de Educação Médica (DEM) na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL). Ela é a Coordenadora do Programa de Educação Médica - DEM para treinamento de professores e integra o Centro de Medicina Baseada em Evidências (CEMBE), onde lidera o grupo da Colaboração BEME (Melhor Evidência em Educação Médica). Posições Internacionais Ex-presidente da AMEE (a principal Associação Internacional de Educação Médica) (www.amee.org) Membro Ex officio do Comitê Executivo da AMEE Presidente do BEME (Melhor Evidência em Educação Médica) BOARD (grupo internacional dedicado ao desenvolvimento de educação baseada em evidências na área médica e de profissões da saúde. (www.bemecollaboration.org) Membro Fundador da ASPIRE, uma iniciativa da AMEE para o Reconhecimento Internacional de Excelência em Educação (www.aspire-to-excellence.org) Membro do ASPIRE BOARD (www.aspire-to-excellence.org) Membro do Júri do Prêmio Karolinska Institutet de Pesquisa em Educação Médica Presidente do Comitê do Prêmio Educador Miriam Friedman Ben David, para reconhecer esforços extraordinários e contribuições de jovens educadores. Áreas de interesse Avaliação de competência clínica, OSCE, Humanização de Medicina, Humanidades Médicas, Ética, Educação Baseada em Evidências, Ensino Comunitário e Responsabilidade Social das Escolas Médicas Atividade Científica Co-autor e co-editor de 5 livros: The Definitive Guide to the OSCE: The Objective Structured Clinical Examination as a performance assessment’ (Harden RM, Lilley P, Patricio M. 2016), Handbook of Good Educational Practices in Health Professions' (Jordão JG, Patricio M. 2002), Medical Skills – A resource book for teachers (Metz J, Patricio M, Peinado JM, Szekeres P. 1999), Baby XXI - The Changing patterns for the child and family in the turn of the century (Gomes Pedro J, Patricio M. 1999), Baby XXI - Biopsychology of early parent-infant communication. (Gomes-Pedro J, Patricio MF. 1989). Ela publicou mais de 20 artigos (primeiro autor em 12) em revistas de circulação internacional com arbitragem científica, tem mais de 150 apresentações em conferências ou eventos científicos, dos quais 120 por convite. Membro da equipe externa de credenciamento de faculdades de medicina e programas de pós-graduação 17 Programas Oficiais de Pós-Graduação, Agência de Acreditação AQU, Espanha 2006 Faculdade de Medicina, Universidade de Girona, Agência de Acreditação AQU, Espanha 2016 Faculdade de Medicina da Universidade de Lleida, Agência de Acreditação AQU, Espanha 2017 Programas de Formação de Voluntários de Profissionais de Saúde em África Co-coordenadora, professora e avaliadora em programas de treinamento para Médicos e Enfermeiros desenvolvidos nas antigas Colónias portuguesas, nomeadamente 3 em Moçambique, 2 em São Tomé e 1 em Angola (1998/2001) Prêmios e Distinções Internacionais AMEE Life Time Achievement, 2013 Membro Honorário do "Reial Académie de Medicina de Catalunya", 2012 Gusi International Peace Prize, concedido pela Fundação Gusi, Manila, 2018 Membro do Conselho do Conselho Internacional de Educação da UNESCO, Chair in Bioethics 2019
Professora Márcia Vallone
Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987), mestrado em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e Doutorado em Tratamento da Informação Espacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em 2018. Atualmente é professora assistente IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e coordenadora do Núcleo de Meio Ambiente e Saúde da Pró_Reitoria de Extensão da PUC Minas. Atualmente é coordenadora da Seção Estadual de Minas Gerais da Associação brasileira de Ensino em Fisioterapia. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Neurologia e Geriatria, com ênfase na funcionalidade, movimento funcional humano, Parkinson e Extensão Universitária. (avaliação, promoção, prevenção e recuperação). (Fonte: Currículo Lattes)
Professora Maria Stella Peccin
Possui graduação em Fisioterapia pela Faculdade de Ciências da Saúde do Instituto de Porto Alegre (1990), mestrado em Reabilitação pela Universidade Federal de São Paulo (2001) e doutorado em Ciências, área de concetração Saúde Baseada em Evidências pela Universidade Federal de São Paulo (2005). Pesquisadora do Centro Cochrane do Brasil. Foi chefe do Departamento de Ciências do Movimento Humano da UNIFESP desde sua criação até novembro de 2014. É professora orientadora dos programas de Pós-graduação em Saúde Baseada em Evidências e Interdisciplinar em Ciências da Saúde da Universidade Federal de São Paulo, professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo. Docente responsável pela disciplina de Didática do Ensino Superior do Programa de Pós-graduação em Saúde Baseada em Evidências da UNIFESP desde 2012. Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Ortopedia e Traumatologia da UNIFESP . Representante dos professores adjuntos no Conselho de Administração da UNIFESP. Pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior e Aparelho Locomotor no Esporte. Tem experiência na área de Educação e Saúde, com ênfase em prática baseada em evidências, metodologia de pesquisa científica, fisioterapia musculoesquelética (avaliação, promoção, prevenção e recuperação). (Fonte: Currículo Lattes)
Professor Nildo Alves Batista
Professor Titular da Universidade Federal de São Paulo, Departamento Saúde, Educação e Sociedade, Campus Baixada Santista, é médico, pediatra, mestre em Medicina (Pediatria) e doutor em Medicina (Pediatria) pela Universidade de São Paulo e Livre-Docente em Educação Médica pela Universidade Federal de São Paulo. Fundador e primeiro diretor acadêmico do Campus Baixada Santista (2006-2011) e idealizador do Projeto Político-Pedagógico do Instituto Saúde e Sociedade deste campus. Atual diretor (2015 -) do Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde (CEDESS), foi seu fundador e primeiro diretor (1997-2005). Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências da Saúde, nível mestrado, modalidade profissional (2014 - ). Professor orientador do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da saúde, níveis mestrado acadêmico e doutorado. Vem desenvolvendo atividades de ensino e pesquisa relacionadas com o Ensino na Saúde desde 1990, atuando principalmente nas seguintes áreas: educação médica, educação em saúde, educação interprofissional, docência e formação docente no ensino em ciências da saúde. Nessas áreas tem centrado suas publicações de artigos científicos em periódicos e livros. Tem prêmios e títulos no campo do ensino, desde homenagens como patrono de turmas a trabalhos científicos premiados, abrangendo prêmios de Mérito Educacional na área do Ensino na Saúde. (Fonte: Currículo Lattes)
Dr. Paulo Ricardo Giusti
Médico ortopedista, especialista pelo MEC e pela Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT). Mestre em Ensino em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil - defesa da dissertação em dezembro de 2014. Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Foi professor de Anatomia e Cinesiologia na Rede Metodista do Sul (IPA-IMEC) e preceptor de residência médica em ortopedia. Desenvolveu em 1996 o primeiro livro em multimídia (CD-ROM interativo com recursos de "Computer based training" (CBT) na área médica do Brasil, registrado na Biblioteca Nacional (CD-ROM Semiologia do Joelho, autores: Henri Dejour-Pozzi-Giusti - ISBN 85-87164-01-5). Criou e desenvolveu em 1998 a primeira revista em multimídia (CD-ROM) para publicação eletrônica na área de Ortopedia e em 1999 o primeiro CD-ROM multimidia em artroscopia (CD-ROM Artoscopia do Joelho, autores: Freddie Fu-Cohen-Abdalla-Giusti - ISBN 85-87164-03-1). Como idealizador, fundador e diretor da WebTv Interativa, tem vários trabalhos na área de educação a distância (Econline, Orthonline, Coronline, Universidades ao Vivo, E-LAF Live,etc ) por meio da internet, tanto para o Brasil, como para o exterior. Foi Gerente de Tecnologia Educacional do Departamento de Ensino à Distância da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo de 2008 a 2012. É coordenador de ensino do Programa OrthoEduca. Professor convidado na disciplina de Didática do Ensino Superior do programa de pós-graduação em Saúde Baseada em Evidências da UNIFESP (2015, 2016 e 2017 - atual). Professor convidado no Programa de Residência Multiprofissional em Ortopedia e Traumatologia da UNIFESP, atuando na área de educação interprofissional na residência em saúde. Foi selecionado pelo MEC- MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE - COORDENAÇÃO GERAL DE RESIDÊNCIAS EM SAÚDE - COMISSÃO NACIONAL DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE na seleção de avaliadores do edital nº 05, de 22 de janeiro de 2015, da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde. (Fonte: Currículo Lattes)
Professor Ronald M Harden
O professor Ronald Harden se formou na faculdade de medicina em Glasgow, no Reino Unido. Ele completou o treinamento e praticou como endocrinologista antes de se dedicar em tempo integral à educação médica. Ele é Professor de Educação Médica (Emérito) da Universidade de Dundee e Professor de Educação Médica, Al-Imam Muhammad Ibn Saud Universidade Islâmica, Editor de Professor de Medicina e Secretário Geral e Tesoureiro da Associação para a Educação Médica na Europa (AMEE). O professor Harden foi anteriormente reitor de ensino e diretor do Centro de Educação Médica da Universidade de Dundee. O professor Harden é um líder mundial em educação médica. Ele está empenhado em desenvolver novas abordagens para o planejamento de currículo, avaliação e ensino e aprendizagem. As idéias que ele foi pioneiro incluem o Exame Clínico Objetivo Estruturado (OSCE) que tem sido adotado universalmente como uma abordagem padrão para avaliação de competência clínica, o currículo espiral e o modelo SPICES para planejamento de currículo e modelos para educação baseada em resultados. Ele publicou mais de 400 artigos nos principais periódicos. Ele é co-editor do livro best-seller - "Um Guia Prático para Professores de Medicina." Seu novo texto "Competências Essenciais para um Professor de Medicina - Uma introdução ao ensino e aprendizagem na educação" foi publicado em junho de 2012. Suas contribuições para a excelência em educação médica atraíram inúmeros prêmios, incluindo uma bolsa honorária do Royal College of Physicians, Cirurgiões do Canadá, o prestigioso Prêmio Hubbard pelo National Board of Medical Examiners nos EUA e o reconhecimento da Kellogg Foundation por suas contribuições para educação médica na América do Sul. Ele foi premiado pela Rainha a OBE por seus serviços à educação médica. Ele foi apresentado em Cingapura em fevereiro de 2006 com o prêmio 'Mentoring, Innovation and Leadership in Education Scholarship' (MILES) por 'contribuições destacadas para o avanço da educação médica global e da medicina acadêmica'. Em 2006, o professor Harden foi o vencedor do Prêmio Karolinska Institutet de Pesquisa em Educação Médica (muitas vezes considerado como o equivalente ao Prêmio Nobel de Educação Médica). O objetivo do prêmio é reconhecer e estimular a pesquisa de alta qualidade em educação médica, a fim de promover melhorias a longo prazo das práticas educacionais na formação médica. Em 2009, ele foi premiado com a medalha de ouro ASME Richard Farrow, em reconhecimento das contribuições que ele fez para a educação médica. Em 2010, ele recebeu o prêmio AMEE 2010 Lifetime Achievement Award em reconhecimento por suas contribuições para a educação médica e o trabalho da Associação. Em 2012, ele foi premiado com um doutorado honorário em Educação Médica pela Universidade Internacional de Medicina na Malásia e um doutorado honorário em Medicina da Universidade de Tampere. Em novembro de 2013, o professor Harden recebeu a distinção Cura Personalis, o maior prêmio da Universidade de Georgetown.
Professora Simone Dal Corso
Possui graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário do Instituto Porto Alegre (1989), Doutorado em Ciências (Reabilitação) pela Universidade Federal de São Paulo (2000) e Pos-doutorado pela Universidade Federal de São Paulo (2002-2005) e Katholieke Universiteit Leuven, Bélgica, em 2004. Durante o Doutorado foi bolsista da CAPES e durante o Pós-doutorado foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (FAPESP). Atualmente é Professora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação da Universidade Nove de Julho - SP. É bolsista de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Tem experiência na área de Fisioterapia, atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia cardiorrespiratória, fisiologia clínica do exercício, reabilitação cardiopulmonar, avaliação da fadiga muscular periférica e testes de capacidade funcional na saúde e nas doenças cardiorrespiratórias. (Fonte: Currículo Lattes)
Professora Sylvia Helena Souza da Silva Batista
Graduação em Bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1985), graduação em Formação de Psicólogo pela Universidade Federal do Pará (1986), graduação em Licenciatura Plena Em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1986), mestrado e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993). Atua na área de Educação e Saúde, com ênfase no Ensino em Ciências da Saúde, destacando-se os temas de formação docente para o ensino superior em saúde, aprendizagem e formação em saúde. Nestes âmbitos realiza atividades acadêmicas (ensino, pesquisa, extensão) e publicações (artigos científicos e livros). Além da graduação, atua como docente permanente dos Programas de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde (mestrado e doutorado) e Ensino em Ciências da Saúde (mestrado profissional). No campo da gestão acadêmica ocupou os cargos de vice-chefe do departamento Saúde, Educação e Sociedade (Campus Baixada Santista/Unifesp), vice-diretora (eleita) do Campus Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo (abril/ 11 a fevereiro/ 15), coordenadora do Programa de Mestrado Profissional Ensino em Ciências da Saúde (CEDESS/ISS/Unifesp até dez/14). Atualmente é diretora (eleita) do Campus Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo (abril/ 15 -). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D. (Fonte: Currículo Lattes )